Total de visualizações de página

25 de jan. de 2011

Gol Linhas Aereas Inteligentes

Gol Transportes Aéreos é uma companhia aérea de baixo custo Brasileira. Foi criada em 15 de Janeiro de 2001 em São Paulo, Brasil. Atualmente, assume o posto de 2ª maior companhia aérea do Brasil. O conceito "low-cost/low-fare" adotado pela companhia em 2001 (inspirado na pioneira Southwest Airlines) não é mais presente, sendo somente low-cost, pois possui preços equivalentes e até maiores a sua principal concorrente, a TAM Linhas Aéreas, que não adota este conceito. Juntas, as duas companhias aéreas possuem mais de 80% do mercado nacional, ao passo que a Gol possui menos de 30% dos vôos internacionais. Seu principal destino fora do país é Buenos Aires, tendo vários voos diários partindo de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

2001
O primeiro voo da empresa aconteceu em 15 de janeiro de 2001. A companhia é presidida por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do Brasil. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes fecha o ano de 2001 com prejuízo de 5,4 milhões de reais (maior parte dele devido à crise de credibilidade gerada após os Atentados de 11 de setembro), mas no ano segunite obtém lucro líquido de 3,98 milhões de reais e no ano seguinte a 2002 obtem lucro líquido de 113 milhões de reais.

2004
Ao final de 2004, a empresa inicia seus voos internacionais entre São Paulo e Buenos Aires. Obtêm lucro líquido de 317.480 milhões de reais. Faz grande encomenda de 101 aeronaves Boeing 737-800SFP à fabricante americana Boeing.

2005
Em 2005 iniciou novos voos com destino à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Se tornou a única companhia aérea brasileira a voar para todas as capitais. Obteve lucro liquido de 513,2 milhões de reais.

2006
Em 2006 recebeu o primeiro da encomenda de 101 novos aviões SFP , o Boeing 737-800SFP de Prefixo PR-GTA chegou em Julho de 2006 e foi batizado de Time de Águias para homenagear o time da GOL e tambem, começou a operar voos diários para Santiago, no Chile. No dia 15 de setembro de 2006, a empresa inaugurou o seu Centro de Manutenção de Aeronaves, localizado no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), na região metropolitana de Belo Horizonte. O motivo desta inauguração foi que a empresa já possuía um razoável número de aeronaves e decidiu fazer a manutenção de seus aviões por conta própria.

2007
Em 2007, a empresa iniciou voos para a cidade peruana de Lima. No Brasil a empresa passou a voar para, em março, para Marabá (Pará), além de ter iniciado frequências para Cruzeiro do Sul, no Acre. Em dezembro, a companhia iniciou voos para Presidente Prudente, no estado de São Paulo, considerada a "capital do Oeste Paulista".
Em 2007, a Gol alcançou 39,5% de participação no mercado doméstico e 14,2% de participação no mercado internacional de voos, sendo a segunda maior companhia aérea do Brasil. O quadro de funcionários da companhia atualmente beira os 13 mil colaboradores. O lucro líquido da Gol, durante o ano de 2007, foi de R$ 268,5 milhões. No primeiro trimestre de 2008, contudo, o lucro líquido teve queda de R$ 74 milhões.

Compra da Varig
Em 28 de março de 2007, a Gol comprou da VRG Linhas Aéreas, também conhecida como a "nova Varig", por US$ 275 milhões, vencendo a disputa pela compra da companhia com a empresa chilena LAN.[2]
Foi anunciado o fim do serviço de primeira classe naquela empresa, bem como planos de incorporação de aeronaves à sua frota. O negócio foi fechado por U$ 320 milhões, sendo que o pagamento foi feito, em parte, com 10% do caixa da Gol (U$ 98 milhões), a entrega de 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas, que representam 3% do total de papéis da companhia e o compromisso da Gol de honrar R$ 100 milhões em debêntures (títulos de empresas), já emitidos pela VRG ("nova" Varig). A Gol deixou sua antiga razão social, GOL Transportes Aéreos S.A., e tornou se junto com a Varig uma só empresa, a VRG Linhas Aéreas S.A., depois que o processo de fusão com a Varig deu-se como encerrado.

2010
Uma falha na software para a escalação dos tripulantes da Gol foi responsável por 70% dos atrasos em todos os voos domésticos no país em 2 de agosto de 2010. Dos 818 voos domésticos da companhia, 430 (52,6%) atrasaram por falta de tripulação, causando um efeito cascata de atrasos. Em 4 de agosto de 2010 foi anunciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que a Gol receberia uma multa de R$2.000.000,00 equivalente aos atrasos e às mais de 1000 reclamações geradas pelos passageiros.[5][6]
Em setembro de 2010 a NOAR Linhas Aéreas fechou uma parceria com a Gol. O acordo prevê a comercialização dos bilhetes da Noar em todos os canais de venda da Gol.[7]
Novembro de 2010: A Gol anuncia um acordo para a compra de até 30 Boeings 737-800, sendo 20 deles como pedidos firmes, que serão entregues entre 2014 e 2017. Com isso, a Gol aumenta o número de pedidos firmes para 104 aeronaves.E fica com 40 opções de compra , a entrega dessas aeronaves começará em 2014 e deve ir ate 2017.
Dezembro de 2010: A Gol fecha acordo comercial com a Passaredo Linhas Aéreas,com o negócio, a Gol incorpora à sua malha as cidades paulistas de Marília, Ribeirão Preto, São José de Rio Preto, Barreiras, Vitória da Conquista, no estado da Bahia, além do município de Ji-Paraná, em Rondônia.De acordo com a Gol, a Passaredo, que opera 103 voos em 20 destinos no Brasil, teve um crescimento de 130,89% no ano passado.

2011
Janeiro de 2011: A Gol Linhas Aéreas e a Qatar Airways anunciaram hoje a assinatura de um acordo de code-share. O acordo permitirá à companhia aérea nacional do Estado do Catar a colocar seu código nos voos oferecidos pela Gol para 48 destinos brasileiros a partir de São Paulo. Em efeito, a Qatar Airways oferecerá novas opções de conexões aos seus clientes. Já para a Gol o acordo representa mais um canal de vendas, o que garantirá um aumento no fluxo de passageiros e consequentemente da ocupação dos seus voos.
As duas companhias também não descartam a possibilidade de assinar um acordo de programa de milhagens, pelo qual participantes do Smiles, da Gol, e do Privilege Club, da Qatar Airways, poderiam acumular e resgatar milhas nos voos de ambas as empresas.

Destinos domésticos

Região Norte
Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sudeste

Região Sul

Destinos internacionais

América do Sul

América Central

Caribe

América do Norte

A Gol possui acordos codeshare com:

Atualmente a Gol/Varig possui uma das frotas mais modernas do país, sendo a idade média das aeronaves em operação de 6,8 anos. [8]
Frota da Gol/Varig
Aeronave↓Total↓Passageiros↓Rotas↓Notas
↓
Boeing 737-70042144Rotas Domésticas de Curtas e Médias duraçõesAlgumas aeronaves estão nas cores da Varig
Boeing 737-80076 + 104 pedidos178/183/184/187/189Rotas Domésticas e Internacionais de Curtas, Médias e Longas duraçõesAlgumas aeronaves estão nas cores da Varig
Boeing 767-200ER1221Rotas Domésticas de Curta duração (Brasília-Belo Horizonte) e voos ChartersPintura Varig
Boeing 767-300ER4262Rotas Domésticas de Curta duração (Belo Horizonte-Brasília) e voos ChartersPintura Varig
 
 
 
GOL. Sempre dá pra ir mais longe.
IATA
G3
ICAO
GLO
Indicativo de chamada
GOL
Fundada em2001
Encerrou atividades em{{{fim das atividades}}}
Principais centros
de operações
Belo Horizonte
Brasília
Congonhas
Curitiba
Galeão
Guarulhos
Santos Dumont
Outros centros
de operações
Belém
Florianópolis
Fortaleza
Manaus
Porto Alegre
Recife
Salvador
Programa de milhagemSmiles
Serviço VIPClasse Comfort
Aliança comercial{{{aliança_comercial}}}
Frota123 aeronaves
Destinos70 localidades
Companhia
administradora
VRG Linhas Aéreas S/A
SedeSão Paulo, Brasil
Pessoas importantesConstantino de Oliveira Júnior
Sítio oficialwww.voegol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário