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26 de fev. de 2011

Acidentes do MD-11


Acidentes

  • 31 de Julho de 1997, um MD-11F da Fedex, de matrícula N611FE, vôo 14, derrapou ao tentar pousar no Aeroporto Internacional de Newark, ao bater com a ponta de sua asa no solo, a aeronave girou sobre seu eixo, ergueu-se e, em seguida, bateu invertida no gramado adjacente à pista. Arrastou-se por mais algumas centenas de metros, parando muito próximo de um dos terminais. A aeronave foi consumida pelo fogo, mas por sorte, seus tripulantes conseguiram sair ilesos.
  • 2 de setembro de 1998, MD-11 da Swissair, de mátricula HB-IWF, partiu às 20h18 de Nova York cumprindo o vôo regular SR111 para Genebra. Com menos de duas horas de vôo, a tripulação comunica problemas a bordo e solicita pouso em Boston. Alguns minutos depois, declara emergência e solicita pouso no aeroporto mais próximo (Halifax), declarando existir fumaça na cabine. A tripulação solicita ser vetorada para área sobre o mar para poder alijar combustível, pois o MD-11 encontrava-se então acima de seu peso máximo de pouso. O MD-11 inicia curva à esquerda e logo em seguida o contato com Halifax é perdido. Minutos antes da queda, o CVR e o FDR deixam de registrar dados, provavelmente desligados pelo fogo ou por curto-circuito. A situação dentro do MD-11 deteriora-se rapidamente. Os tripulantes perdem a capacidade de controlar a aeronave, que mergulha e cai no mar, a apenas alguns quilômetros da costa. Morrem os 229 ocupantes.

  • 15 de abril de 1999, um MD-11F da Korean Air, de mátricula HL7373, fazendo o vôo com destino a Seul, caiu logo após decolar de Shanghai . Aparentemente, foi um caso de desorientação espacial por parte do piloto, enfrentada quando a aeronave entrou na camada de nuvens. O cargueiro caiu sobre uma fábrica e explodiu, matando seus três ocupantes.
  • 22 de agosto de 1999, um MD-11 da China Airlines, de matricula B-150, enfrentando fortes ventos associados a um tufão que se encontrava na região de Hong Kong, tocou a pista e, logo em seguida, perdeu o controle. A ponta de sua asa bateu no gramado ao lado, e a aeronave virou de dorso, arrastando-se centenas de metros até parar, invertida. Inacreditavelmente, somente três passageiros dos 315 ocupantes faleceram neste acidente.
  • 17 de outubro de 1999, um MD-11F da Fedex, de matricula N581FE, sofreu acidente após pousar no aeroporto filipino de Subic Bay, saindo da pista e caindo em na baía ao lado do aeroporto. A manobra de aproximação e a alta velocidade foram apontados como responsáveis pelo acidente.
  • 23 de Março de 2009, outro MD-11F da Fedex, de matricula N526FE (ex Delta N813DE) se acidenta em Narita Toquio. O Vôo saiu deGuangzhou, na China. O avião teve problemas ao aterrissar devido aos fortes ventos que atingiram o aeroporto naquela hora forçando a aeronave a realizar um "pouso duro" e quicar duas vezes antes de chocar com a asa esquerda contra a pista e explodir em chamas. Os pilotos, Kevin Mosley e Anthony Stephen-Pino, foram levados com vida ao hospital local onde faleceram logo após.
  • 28 de novembro de 2009, um MD-11F, da Avient Aviation, do Zimbabue, de matricula Z-BAV (c/n 457 - msn 48408), (ex-Variglog PR-LGD), caiu durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Shangai Pudong, na China, em voo para a o Aeroporto Bishkek-Manas, noQuirquistão. Da tripulação de sete membros, três morreram. O avião ficou totalmente destruído.
  • 27 de Julho de 2010, um cargueiro MD-11, da companhia aérea alemã Lufthansa, se partiu em dois durante aparente aterrissagem forçada no aeroporto rei Khaled de Riad. Momentos antes do acidente, o piloto relatou a torre de controle sobre incendio no compartimento de carga. Ninguém se feriu gravemente.

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