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27 de jan. de 2011

TAM - Transportes Aéreo Marília

A TAM Linhas Aéreas é a maior companhia aérea do Brasil, assim como de toda a América Latina, sendo uma das 20 maiores do mundo e a líder no Hemisfério Sul em número de passageiros transportados. Ao longo dos anos a TAM vem consolidando uma estratégia de crescimento com o objetivo de ser uma das maiores empresas de aviação do mundo, sendo atualmente a única integrante sul-americana da Star Alliance, que é a maior aliança mundial de companhias aéreas. O seu faturamento em 2008 foi de mais de 11 bilhões de reais, sendo uma das 50 maiores empresas do país.[1]
Sua sede está localizada na cidade de São Paulo, que é o seu principal centro de operações (ou hub). Fazem parte do Grupo TAM Linhas Aéreas, a TAM Airlines (TAM Mercosur), subsidiária paraguaia, TAM Cargo, Pantanal Linhas Aéreas, TAM Viagens e a TAM Aviação Executiva.
Opera 52 destinos divididos por todos os estados brasileiros, e opera rotas internacionais para: América do Norte, América do Sul e Europa.
A TAM possui uma frota composta por aviões Airbus e Boeing. Fundada em fevereiro de 1961 como empresa de táxi aéreo na cidade de Marília, interior de São Paulo (TAMTáxi Aéreo Marília). Iniciou suas atividades com quatro Cessna 180 e um Cessna 170, transportando mercadorias e passageiros entre os Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Hoje, a sigla TAM significa Transportes Aéreos Meridionais.

História

Década de 1960
Na cidade de Marília, a TAM foi fundada em 21 de fevereiro de 1961, a partir da união de dez pilotos. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os estados de São Paulo e do Mato Grosso. Após seis anos a empresa foi comprada pelo empresário Orlando Ometto, que mudou a sede para a capital paulista, dedicando-se exclusivamente ao transporte de malotes.

Década de 1970
Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em seus primeiros anos de funcionamento, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção.
O ano de 1976 marca o surgimento da TAM - Transportes Aéreos Marília, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM. Rolim detém 67% do capital da nova empresa, com atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

Década de 1980
A década de 1980 marca um período de crescimento. A mudança começa com a chegada dos turbohélices Fokker 27, substituindo os aviões mais antigos. A empresa foi praticamente reconstruída com investimento privado de grupos de pequenos acionistas que ingressaram naquele mercado. Pode-se dizer que a empresa ressurgiu nesta época e o seu nome como hoje conhecemos foi inaugurado para o mercado financeiro nos anos 80.
O primeiro grande salto da malha da empresa vem em 1986, com a aquisição da companhia aérea Votec. Com a medida, a TAM estende as suas atividades para as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

Década de 1990
A empresa ganha mais visibilidade com a chegada dos Fokker 100, inaugurando uma nova era na aviação regional.
Em 1993, a TAM lança com pioneirismo o Programa Fidelidade, que se destaca por não prever limitação de assentos para as passagens gratuitas.
O ano de 1996 marca o início das operações da TAM em todo o território nacional. A TAM adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e cria a TAM Mercosur.
Outra iniciativa estratégica é a compra de uma área de 447 hectares na região de São Carlos, no interior de São Paulo, que hoje é a sede de seu Centro Tecnológico.
Em 1998, chegam à TAM seus primeiros Airbus A330 e a empresa inaugura os voos internacionais com a rota São Paulo-Miami. No ano seguinte, é a vez do primeiro destino para a Europa, Paris, em parceria com a Air France.

Anos 2001-2004
A TAM começa em 2000 uma ofensiva fase de crescimento, mas o ano de 2001 é marcado por grandes acontecimentos. O comandante Rolim morre tragicamente no dia 8 de julho em um acidente de helicóptero. Dois meses depois, a aviação internacional sofre um sério abalo e entra em um ciclo de retração em decorrência dos atentados de 11 de setembro. No entanto, a TAM cresce 31%, transportando mais de 13 milhões de passageiros e elevando o faturamento para cerca de 3 bilhões de reais.
Em 2001, a empresa incorpora mais 15 aeronaves Airbus A320 e dois Airbus A330. Mesmo com as adversidades, transporta quase 14 milhões de passageiros em 2002.
Em 2003 remaneja sua malha aérea, reestrutura-se internamente e dá início ao compartilhamento de voos com a Varig.
Depois de uma carreira de 30 anos na empresa, Daniel Mandelli Martin deixa a presidência em 2004, sendo substituído por Marco Antonio Bologna, que havia ocupado a vice-presidência Financeira.
Com o reaquecimento da economia, a companhia volta a operar os voos diurnos para Miami e incrementa a rota Paris. Além disso, inicia uma estratégia de crescimento para a América Latina e começa a voar diariamente para Santiago do Chile.
Para adequar a frota ao aumento de demanda no mercado doméstico e internacional, a TAM confirma a chegada do seu décimo Airbus A330 em outubro de 2005, que é usado nas viagens internacionais. A empresa também acertou junto à Airbus um cronograma para a entrega de mais 10 aeronaves A320.
No mercado doméstico, a TAM fecha uma série de acordos com companhias aéreas regionais para aumentar a sua cobertura no território nacional e oferecer novas possibilidades de conexão e de frequências para seus passageiros. Ao todo, foram 25 novos destinos nacionais, responsáveis pelo transporte de 38 mil passageiros a mais em 2004.
Os acordos envolveram cinco empresas: Passaredo, OceanAir, Total, TRIP e Pantanal. Com isso, a TAM passou a cobrir uma malha com 66 cidades no território nacional (sendo 41 destinos próprios).

Anos 2005-2006
Novas frequências para Paris, Buenos Aires e o lançamento do voo para Nova York, em novembro, contribuem para aumentar a fatia desse segmento. Além disso, a Companhia consolida seus voos para Miami, Santiago do Chile e reforça sua integração com a malha da subsidiária TAM Mercosur, sediada em Assunção, no Paraguai. No Brasil, a TAM chega a 46 destinos e, com os acordos comerciais com companhias regionais, atinge 73 localidades.
No primeiro semestre de 2006, reforça voos a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, principalmente para capitais do Nordeste. Em julho, passa a voar para Boa Vista (Roraima) e inicia frequências diretas para Manaus a partir de São Paulo. A partir de 2 de outubro, começa a operar voo diário para Rio Branco (Acre) a partir de Goiânia, com escala em Brasília, e passa a voar para todas as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal.
No mercado internacional, completa as sete frequências semanais para Nova York, iniciam-se novos voos para Miami a partir de Manaus e, com a TAM Mercosur, reforça Buenos Aires a partir do Galeão. Para Santiago do Chile, aumenta a capacidade com a operação do Airbus A330. Em outubro, inicia o voo para Londres.

Inicia-se a nova rota para Milão (Itália), passa a oferecer uma frequência direta entre Salvador e Paris, além dos voos ligando Salvador a Buenos Aires.
Lança a segunda frequência diária para Santiago do Chile e passa a operar o terceiro voo diário para Paris, França, desta vez com partida do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.
Como parte de sua política para o segmento internacional, estabelece parcerias estratégicas por meio da assinatura de Memorandos de Entendimento com a portuguesa TAP Portugal, a sul-americana LAN, a americana United Airlines, além da alemã Lufthansa.
Em julho, recebe autorização oficial da ANAC para iniciar operação regular de três frequências semanais para Frankfurt (Alemanha) e de sete para Madrid (Espanha).
Para operar o segmento internacional, anuncia a ampliação da frota, com a chegada de dois Airbus A340 e a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body) com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018. Além destes, a empresa confirmou o recebimento de mais dois A330 em 2010 e outros dois em 2011. Anteriormente, a empresa já havia anunciado a contratação de quatro Boeing 777-300ER, aumentando para oito o número de aeronaves desse modelo.

Ano de 2008
O ano de 2008 registrou momentos históricos para a TAM, como o reposicionamento de sua marca e o anúncio da entrada da empresa na Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas. As diretrizes do reposicionamento da marca da companhia foram anunciadas em fevereiro. Ainda na área internacional, a companhia inaugurou novas rotas para Bariloche, Lima e Orlando, além de ampliar seus acordos de code share com várias empresas, como a TAP Portugal, Lufthansa e Air Canada; e, na América do Sul, manteve os acordos com a LAN Chile, LAN Peru, LAN Argentina e Pluna.
Em janeiro de 2008, a TAM obteve a renovação, por dois anos, do certificado IOSA (IATA Operational Safety Audit), recebido após auditoria realizada por técnicos independentes e credenciados pela IATA (International Air Transport Association), atestando a conformidade da companhia em 940 requisitos de segurança e qualidade operacional.
A empresa encerrou o ano de 2008 — em que recebeu seu primeiro Boeing 777-300ER — com 129 aviões, uma frota com idade média de 5,5 anos, uma das mais jovens do mundo, e devolvendo seus MD-11
A receita líquida no ano foi de R$ 10,5 bilhões, um crescimento de 29,7% em relação a 2007. O lucro operacional registrou aumento de 67,3%, também na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 725,2 milhões.
Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a participação média da TAM no mercado doméstico em 2008 foi de 50,3%. Já no âmbito internacional, a companhia ampliou sua participação entre as empresas brasileiras que voam para o exterior e, em dezembro de 2008, registrou o recorde de 85,5% de market share internacional.
O volume total de passageiros domésticos transportados pela TAM em 2008 foi de 25,6 milhões de pessoas, um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. No mercado internacional, foram 4,5 milhões de passageiros transportados, um crescimento de 22,4% em relação a 2007. A taxa de ocupação acumulada ao final do ano nos voos domésticos foi 68,1%, e a dos voos internacionais atingiu, no mesmo período, 75,5%.

Ano de 2009
Em 2009 uma das ações prioritárias para a adesão à Star Alliance foi a migração dos sistemas comerciais de gestão de passageiros e de check-in da TAM para a plataforma Amadeus Altéa CMS. Ao longo de 2009, a empresa realizou uma reformulação completa em sua plataforma tecnológica.
Em paralelo, a companhia ampliou sua atuação internacional. Em abril, iniciou um acordo de codeshare com a empresa britânica bmi e também um acordo regional com a companhia uruguaia Pluna para fortalecer o destino São Paulo-Montevidéu. Em maio, fechou codeshare com a Swiss. Selou, ainda, acordos de integração de programas de fidelidade com a Air Canada, Swiss, Bmi e Austrian. Em agosto, também deu-se início ao codeshare com a Air China para voos São Paulo-Pequim, via Madrid.
Em junho, de acordo com sua diretriz de contemplar multinegócios alinhados com a aviação, a empresa apresentou ao mercado o Multiplus Fidelidade, que atua com o conceito de redes de programas de fidelização.
Em 19 de dezembro, a TAM S.A., a holding controladora da TAM Linhas Aéreas formalizou a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas, empresa de aviação que atende cidades de densidade populacional média nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná a partir do Aeroporto de Congonhas (SP).
A Excelência Técnico-Operacional da companhia foi novamente reconhecida pela IATA (International Air Transport Association). Pela terceira vez, a qualidade e a segurança da TAM foram atestadas com a certificação internacional IOSA (IATA Operational Safety Audit).
A empresa encerrou o ano com uma frota de 132 aviões, sendo 107 narrow-body Airbus (20 A319, 81 A320 e 5 A321) e 25 wide-body, sendo 18 modelos Airbus (16 A330, 2 A340) e sete modelos Boeing (os 4 Boeing 777-300ER e 3 Boeing 767-300).
Em 2009, registrou-se um market share acumulado de 45,6% no mercado doméstico e de 86,5% entre as companhias brasileiras que operam voos internacionais. Transportou, ao longo do ano, 30,4 milhões de passageiros

Ano de 2010
No dia 13 de Maio, foi efetuada a entrada oficial da TAM na principal aliança mundial de empresas aéreas, a Star Alliance.A responsável pela entrada da companhia na aliança foi a United Airlines. Todas as aeronaves passam a ostentar ao lado das portas principais (dianteiras) os adesivos característicos da aliança, sendo que um A320 (PR-MBO) e um A330 (PT-MVM) apresentam o esquema de pintura especial da aliança.
No dia 13 de agosto, foi anunciada a formação de uma holding[3] com a LAN Airlines. As duas empresas formarão a LATAM Airlines Group, maior empresa aérea da América Latina e 10ª maior do mundo em passageiros transportados,[4] com voos para 115 destinos em 23 países, além de 40 mil funcionários.[5] As duas empresas continuarão a operar com suas marcas independentemente (como KLM e Air France), mas serão apenas uma companhia.
A Lan ficará com 70,6% da Latam, e a TAM, com 29,3%, sendo a família Amaro detentora de 80% do capital votante da empresa e também com participação na Lan.[5]
No dia 28 de outubro de 2010, iniciou-se o serviço de chamadas telefônicas, envio de torpedos e acesso à internet durante os voos da companhia para passageiros a bordo de uma aeronave Airbus A321 da TAM em rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre. O serviço é inédito no país e surgiu de uma parceria entre a TAM e a OnAir, empresa que dá suporte para uso de celulares em aeronaves.
Após a adesão na Star Alliance, a TAM volta a firmar novos acordos codeshare com companhias também Star Alliance como ANA, para ligar as cidades de Tóquio e São Paulo via Londres, e além novos acordos com a Lufthansa para Amsterdã, Bruxelas, Genebra e Viena



Frota

Frota da TAM
Aeronave↓Total↓Passageiros
(Primeira Classe/Executiva/Econômica)
↓
Rotas↓Notas↓
Airbus A319-10026 (14 pedidos)144 (0/0/144)Rotas curtas, regionais e na Ponte Aérea
(Rio de Janeiro - São Paulo)
Airbus A320-20086 (32 pedidos)156 (0/12/144)
174 (0/0/174)
Rotas curtas, médias e internacionais
(Assunção, Buenos Aires, Caracas, Ciudad del Este, Cochabamba, La Paz, Lima, Montevidéu, Santa Cruz de la Sierra, Santiago)
Airbus A321-2007 (10 pedidos)220 (0/0/220)Rotas médias
(Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo)
Airbus A330-20018 (2 pedidos)223 (4/36/183)Rotas médias e internacionais
(Buenos Aires, Madrid, Manaus, Miami, Nova York, Orlando, Paris, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo)
Airbus A340-5002267 (0/42/225)Rotas internacionais
(Milão e São Paulo)
Serão retirados gradualmente da frota a partir de 2011.
Airbus A350-800(10 pedidos)312 (expectativa)Rotas internacionaisSerão entregues a partir de 2014.
Airbus A350-900(17 pedidos)366 (expectativa)Rotas internacionaisSerão entregues a partir de 2013.Lançará o modelo na América do Sul.
Boeing 767-300ER3205 (0/30/175)Rotas médias e internacionais
(Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Miami, Rio de Janeiro e São Paulo)
Serão retirados gradualmente da frota a partir de 2013.
Boeing 777-300ER4 (4 pedidos)[7]362 (4/56/302)Rotas internacionais
(Frankfurt, Londres, Santiago e São Paulo)
Total de aeronaves146 (89 pedidos)Atualizado: 18 de dezembro de 2010

A TAM possui apenas 2 tipos de Boeing's: o 777-300ER e o 767-300ER

25 de jan. de 2011

Gol Linhas Aereas Inteligentes

Gol Transportes Aéreos é uma companhia aérea de baixo custo Brasileira. Foi criada em 15 de Janeiro de 2001 em São Paulo, Brasil. Atualmente, assume o posto de 2ª maior companhia aérea do Brasil. O conceito "low-cost/low-fare" adotado pela companhia em 2001 (inspirado na pioneira Southwest Airlines) não é mais presente, sendo somente low-cost, pois possui preços equivalentes e até maiores a sua principal concorrente, a TAM Linhas Aéreas, que não adota este conceito. Juntas, as duas companhias aéreas possuem mais de 80% do mercado nacional, ao passo que a Gol possui menos de 30% dos vôos internacionais. Seu principal destino fora do país é Buenos Aires, tendo vários voos diários partindo de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

2001
O primeiro voo da empresa aconteceu em 15 de janeiro de 2001. A companhia é presidida por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do Brasil. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes fecha o ano de 2001 com prejuízo de 5,4 milhões de reais (maior parte dele devido à crise de credibilidade gerada após os Atentados de 11 de setembro), mas no ano segunite obtém lucro líquido de 3,98 milhões de reais e no ano seguinte a 2002 obtem lucro líquido de 113 milhões de reais.

2004
Ao final de 2004, a empresa inicia seus voos internacionais entre São Paulo e Buenos Aires. Obtêm lucro líquido de 317.480 milhões de reais. Faz grande encomenda de 101 aeronaves Boeing 737-800SFP à fabricante americana Boeing.

2005
Em 2005 iniciou novos voos com destino à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Se tornou a única companhia aérea brasileira a voar para todas as capitais. Obteve lucro liquido de 513,2 milhões de reais.

2006
Em 2006 recebeu o primeiro da encomenda de 101 novos aviões SFP , o Boeing 737-800SFP de Prefixo PR-GTA chegou em Julho de 2006 e foi batizado de Time de Águias para homenagear o time da GOL e tambem, começou a operar voos diários para Santiago, no Chile. No dia 15 de setembro de 2006, a empresa inaugurou o seu Centro de Manutenção de Aeronaves, localizado no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), na região metropolitana de Belo Horizonte. O motivo desta inauguração foi que a empresa já possuía um razoável número de aeronaves e decidiu fazer a manutenção de seus aviões por conta própria.

2007
Em 2007, a empresa iniciou voos para a cidade peruana de Lima. No Brasil a empresa passou a voar para, em março, para Marabá (Pará), além de ter iniciado frequências para Cruzeiro do Sul, no Acre. Em dezembro, a companhia iniciou voos para Presidente Prudente, no estado de São Paulo, considerada a "capital do Oeste Paulista".
Em 2007, a Gol alcançou 39,5% de participação no mercado doméstico e 14,2% de participação no mercado internacional de voos, sendo a segunda maior companhia aérea do Brasil. O quadro de funcionários da companhia atualmente beira os 13 mil colaboradores. O lucro líquido da Gol, durante o ano de 2007, foi de R$ 268,5 milhões. No primeiro trimestre de 2008, contudo, o lucro líquido teve queda de R$ 74 milhões.

Compra da Varig
Em 28 de março de 2007, a Gol comprou da VRG Linhas Aéreas, também conhecida como a "nova Varig", por US$ 275 milhões, vencendo a disputa pela compra da companhia com a empresa chilena LAN.[2]
Foi anunciado o fim do serviço de primeira classe naquela empresa, bem como planos de incorporação de aeronaves à sua frota. O negócio foi fechado por U$ 320 milhões, sendo que o pagamento foi feito, em parte, com 10% do caixa da Gol (U$ 98 milhões), a entrega de 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas, que representam 3% do total de papéis da companhia e o compromisso da Gol de honrar R$ 100 milhões em debêntures (títulos de empresas), já emitidos pela VRG ("nova" Varig). A Gol deixou sua antiga razão social, GOL Transportes Aéreos S.A., e tornou se junto com a Varig uma só empresa, a VRG Linhas Aéreas S.A., depois que o processo de fusão com a Varig deu-se como encerrado.

2010
Uma falha na software para a escalação dos tripulantes da Gol foi responsável por 70% dos atrasos em todos os voos domésticos no país em 2 de agosto de 2010. Dos 818 voos domésticos da companhia, 430 (52,6%) atrasaram por falta de tripulação, causando um efeito cascata de atrasos. Em 4 de agosto de 2010 foi anunciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que a Gol receberia uma multa de R$2.000.000,00 equivalente aos atrasos e às mais de 1000 reclamações geradas pelos passageiros.[5][6]
Em setembro de 2010 a NOAR Linhas Aéreas fechou uma parceria com a Gol. O acordo prevê a comercialização dos bilhetes da Noar em todos os canais de venda da Gol.[7]
Novembro de 2010: A Gol anuncia um acordo para a compra de até 30 Boeings 737-800, sendo 20 deles como pedidos firmes, que serão entregues entre 2014 e 2017. Com isso, a Gol aumenta o número de pedidos firmes para 104 aeronaves.E fica com 40 opções de compra , a entrega dessas aeronaves começará em 2014 e deve ir ate 2017.
Dezembro de 2010: A Gol fecha acordo comercial com a Passaredo Linhas Aéreas,com o negócio, a Gol incorpora à sua malha as cidades paulistas de Marília, Ribeirão Preto, São José de Rio Preto, Barreiras, Vitória da Conquista, no estado da Bahia, além do município de Ji-Paraná, em Rondônia.De acordo com a Gol, a Passaredo, que opera 103 voos em 20 destinos no Brasil, teve um crescimento de 130,89% no ano passado.

2011
Janeiro de 2011: A Gol Linhas Aéreas e a Qatar Airways anunciaram hoje a assinatura de um acordo de code-share. O acordo permitirá à companhia aérea nacional do Estado do Catar a colocar seu código nos voos oferecidos pela Gol para 48 destinos brasileiros a partir de São Paulo. Em efeito, a Qatar Airways oferecerá novas opções de conexões aos seus clientes. Já para a Gol o acordo representa mais um canal de vendas, o que garantirá um aumento no fluxo de passageiros e consequentemente da ocupação dos seus voos.
As duas companhias também não descartam a possibilidade de assinar um acordo de programa de milhagens, pelo qual participantes do Smiles, da Gol, e do Privilege Club, da Qatar Airways, poderiam acumular e resgatar milhas nos voos de ambas as empresas.

Destinos domésticos

Região Norte
Região Nordeste

Região Centro-Oeste

Região Sudeste

Região Sul

Destinos internacionais

América do Sul

América Central

Caribe

América do Norte

A Gol possui acordos codeshare com:

Atualmente a Gol/Varig possui uma das frotas mais modernas do país, sendo a idade média das aeronaves em operação de 6,8 anos. [8]
Frota da Gol/Varig
Aeronave↓Total↓Passageiros↓Rotas↓Notas
↓
Boeing 737-70042144Rotas Domésticas de Curtas e Médias duraçõesAlgumas aeronaves estão nas cores da Varig
Boeing 737-80076 + 104 pedidos178/183/184/187/189Rotas Domésticas e Internacionais de Curtas, Médias e Longas duraçõesAlgumas aeronaves estão nas cores da Varig
Boeing 767-200ER1221Rotas Domésticas de Curta duração (Brasília-Belo Horizonte) e voos ChartersPintura Varig
Boeing 767-300ER4262Rotas Domésticas de Curta duração (Belo Horizonte-Brasília) e voos ChartersPintura Varig
 
 
 
GOL. Sempre dá pra ir mais longe.
IATA
G3
ICAO
GLO
Indicativo de chamada
GOL
Fundada em2001
Encerrou atividades em{{{fim das atividades}}}
Principais centros
de operações
Belo Horizonte
Brasília
Congonhas
Curitiba
Galeão
Guarulhos
Santos Dumont
Outros centros
de operações
Belém
Florianópolis
Fortaleza
Manaus
Porto Alegre
Recife
Salvador
Programa de milhagemSmiles
Serviço VIPClasse Comfort
Aliança comercial{{{aliança_comercial}}}
Frota123 aeronaves
Destinos70 localidades
Companhia
administradora
VRG Linhas Aéreas S/A
SedeSão Paulo, Brasil
Pessoas importantesConstantino de Oliveira Júnior
Sítio oficialwww.voegol.com.br